top of page
Dr. Felipe Shoiti Urakawa.png

Dr. Felipe Shoiti Urakawa

CRM 139.956​ | RQE 89.127

Paulista, natural de Guarulhos, apaixonado pela prática médica e por todas as suas nuances.  

 

Há 16 anos envolvido na vida acadêmica, hoje orgulhosamente dedico-me, entre outras coisas, na formação de novos médicos intervencionistas no maior complexo hospitalar da América Latina e um dos maiores do mundo, o Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

A vivência nesta especialidade tão dinâmica e efervescente, me motiva a permanecer conectado ao que há de mais novo e eficiente no campo do diagnóstico e terapia minimamente invasivos, numa busca incessante em oferecer o melhor aos meus pacientes.

Faculdade de Medicina USP.jpg

Formação

2013 - 2014

Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia

ESPECIALIZAÇÃO

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)

2010 - 2012

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

RESIDÊNCIA MÉDICA

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)

2004 - 2009

Faculdade de Medicina

GRADUAÇÃO

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Atuação

2014 - atual

HC da FMUSP

Médico assistente do setor de Radiologia Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2013 - atual

Hospital Sirio-Libanês

Médico dos grupos de Radiologia de Emergência e Radiologia Intervencionista do Centro de Intervenção Guiada por Imagem.

2015 - 2020

Hospital Sirio-Libanês

Coordenador do Grupo de Radiologia de Emergência.

2013 - 2015

Hospital Albert Einstein

Médico Radiologista plantonista

Perguntas Frequentes

  • O que faz a radiologia intervencionista?
    Especialidade médica que utiliza técnicas de imagem tais como a fluoroscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, PET-CT para realizar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos. Esses procedimentos envolvem praticamente todos os órgãos do corpo humano, e se baseiam em técnicas minimamente invasivas, sem cortes, com menor morbidade, visando rápida recuperação do paciente.
  • Quais os procedimentos diagnósticos realizados em radiologia intervencionista?
    Muitos diagnósticos podem ser feitos através de uma boa anamnese e um bom detalhado exame físico. Outra parte dos diagnósticos se baseiam em exames complementares, como são os exames de imagem. Uma das responsabilidades do intervencionista é pesar o risco e o benefício de um determinado procedimento, seja ele diagnóstico ou terapêutico. O intervencionista realiza diagnósticos através da coleta de amostras de tecidos, sejam eles de um órgão, para a pesquisa de doenças que atingem a sua função, ou de uma lesão focal, como por exemplo, um tumor. Esse diagnóstico é sempre feito em parceria com uma boa equipe de Médicos Patologistas. Também realiza diagnósticos, produzindo imagens especiais, dirigidas para a pesquisa de uma determinada doença. Tais exames misturam pequenos procedimentos invasivos com a aquisição de imagens de Raio x, tomografia ou até mesmo ultrassonografia.
  • Quais as vantagens dos procedimentos minimamente invasivos?
    1. Via de regra são menos mórbidos, ou seja, provocam uma agressão menor e, portanto, menor processo inflamatório, menos dor, resultando em recuperações mais rápidas! 2. Por serem altamente precisos, possuem baixas taxas de complicações! 3. Quanto aos procedimentos terapêuticos, quando bem indicados, possuem taxas de sucesso tão altas quanto aos seus equivalentes Cirúrgicos.
  • Quais os procedimentos que o Dr. Shoiti realiza?
    Confira a lista completa de procedimentos do Dr. Shoiti Urakawa: Ablação de fígado por microondas Ablação de fígado por radiofrequência Ablação de pulmão por microondas Ablação de pulmão por radiofrequência Ablação de rim por Crioablação Ablação de rim por radiofrequência Ablação de rim por microondas Ablação de tireoide por radiofrequência Alcoolização de cistos hepáticos Alcoolização de cistos renais Alcoolização de hepatocarcinoma Barbotagem de tendinite calcária guiada por ultrassonografia Biópsia hepática guiada por ultrassonografia Biópsia hepática guiada por tomografia Biópsia de linfonodo guiada por ultrassonografia Biópsia de linfonodo guiada por tomografia Biópsia renal guiada por ultrassonografia Biópsia renal guiada por tomografia Biópsia de mediastino guiada por tomografia Biópsias ósseas guiadas por tomografia Biópsia de partes moles guiada por ultrassonografia Biópsia de próstata guiada por ultrassonografia Biópsia transretal de próstata com fusão de imagens Biópsia pulmonar guiada por tomografia Drenagem de coleções viscerais guiada por ultrassonografia Drenagem de coleções guiada por tomografia Infiltração de articulações guiada por Ultrassonografia Infiltração de articulações guiada por Tomografia Marcação pré operatória de nódulos guiada por tomografia Marcação pré operatória de nódulos guiada por ultrassonografia Neurólise de Plexo celíaco Neurólise de Plexo hipogástrico Oclusão de pseudoaneurisma guiada por ultrassonografia Paracentese guiada por ultrassonografia Passagem de cateter de centese de longa permanência (Pleurx) Passagem de cateter Port-a-Cath Punção aspirativa por agulha fina de Tireoide Punção aspirativa por agulha fina de Linfonodo Punção de coleções viscerais guiada por ultrassonografia Punção de coleções viscerais guiada por tomografia Toracocentese guiada por ultrassonografia

Instagram

bottom of page