Ablação por Radiofrequência de Tireóide
Cenário
Nódulos tireoidianos são extremamente comuns na população em geral, em sua imensa maioria benignos e assintomáticos, frequentemente descobertos em exames de rotina.
No entanto, alguns nódulos, mesmo que benignos, podem representar fonte de problemas para uma parcela dos pacientes.
Como é feito o tratamento dos nódulos de tireóide?
Tradicionalmente, o tratamento dos nódulos de tireóide é feito através de cirurgia da retirada da glândula tireoidiana, completa ou parcial (a tireoidectomia total ou a tireoidectomia parcial). Um dos tratamentos que mais tem ganhado força nos últimos anos é a ablação por radiofrequência dos nódulos tireoidianos benignos. Quando comparado com cirurgia para nódulo de tireóide é um método menos invasivo e com menor risco de alterações de voz e hipotireoidismo.
O que é ablação por radiofrequência dos nódulos tireoidianas ou radioablação?
A ablação de tireóide por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado pelo médico radiologista intervencionista. Consiste no uso de agulhas especiais, posicionadas com precisão através da pele, sem cortes e com o auxílio da ultrassonografia. Tal agulha é capaz de produzir a destruição do nódulo benigno ou nódulo maligno através de calor produzido pela radiofrequência.
Onde fazer a ablação de nódulos de tireoide?
A radioablação de nódulos de tireóide é realizada em hospitais da rede conveniada do paciente, em regime de hospital-dia, no qual o mesmo recebe alta no mesmo dia, não havendo necessidade de internação.
Faça uma avaliação e retire todas as suas dúvidas em uma consulta personalizada na Clínica Iter (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2909, 11º andar, conjunto 114/115, Jardim Paulista - SP).
Quando a ablação de nódulos de tireóide é indicada?
Em alguns casos, os nódulos de tireóide, mesmo que benignos, podem ser sintomáticos, sendo seus sintomas comumente relacionados ao tamanho ou à eventual produção hormonal.
Sintomas compressivos podem causar engasgos, dor para engolir, alterações da voz e prejuízo estético, como abaulamento do pescoço.
Em alguns casos, o nódulo benigno pode produzir hormônios que causam alterações da função tireoidiana, são os chamados nódulos funcionantes, e enquanto não forem tratados, determinarão prejuízo à qualidade de vida do paciente.
Como é feito o procedimento de ablação?
A ablação por radiofrequência é realizada em regime ambulatorial, geralmente feita sob anestesia local, podendo-se associar a sedação anestésica para o conforto do paciente. Consiste em utilizar uma agulha especial, posicionada por ultrassonografia no interior do nódulo através da pele, que é capaz de destruir os tecidos-alvo através da produção de calor. O efeito térmico produzirá a morte das células do nódulo-alvo, determinando redução gradual de seu tamanho, e portanto de seus efeitos compressivos e de prejuízo estético.
O procedimento é rápido, seguro, apresentando ótima tolerância e conforto no pós-ablação.
Com quem fazer a ablação de nódulos de tireoide?
Dr. Shoiti Urakawa, médico radiologista intervencionista formado pela Universidade São Paulo - USP, é especialista em Ablação de Tireóide guiada por imagem. procedimento minimamente invasivo. Agende sua avaliação pelo
telefone (11) 3888-0017 ou pelo WhatsApp (11)94520-6700.