top of page

Ablação Óssea

Para que serve?

Alguns tipos de tumores ósseos benignos ou malignos, primários ou metástases, podem ser tratados através de métodos ablativos: microondas, radiofrequência ou crioablação.

12.png

Tratamento do Osteoma Osteoide

O osteoma osteoide é um tipo de tumor ósseo benigno, que pode ser fonte de muito desconforto e dor em pacientes jovens. O emprego da ablação por radiofrequência neste tipo de tumor exemplifica muito bem a consagração do método, onde outrora a cirurgia ortopédica era a única alternativa. Em muitos cenários, têm-se tornado o método de primeira escolha pela sua baixa morbidade, precisão e eficiência, proporcionando maior conforto no pós-operatório desses doentes.

smartmockups_kmnwg1fw.jpg

Agendar uma consulta

É possível tratar metástases ósseas?

Os métodos ablativos podem ser empregados no tratamento de alguns tipos de metástases ósseas. 


Algumas metástases ósseas, seja devido à natureza do tumor primário de origem, seja pela localização, podem produzir dor! A dor advém da característica infiltrativa da lesão e também da fragilidade que provoca na estrutura do arcabouço ósseo. 

As técnicas ablativas são uma alternativa minimamente invasiva e de baixa morbidade no tratamento da lesão metastática dolorosa, permitindo também o fortalecimento da estrutura óssea acometida.
 

Como é feita?

O termo ablação compreende técnicas que utilizam agulhas especiais capazes de gerar altas (60-80oC) ou baixas temperaturas  (-150oC) para “queimar” ou “congelar” o tumor, determinando a morte das células neoplásicas. Parte do sucesso dessas técnicas deve-se a capacidade de destruir o tumor com uma margem de segurança, assim como em um ato cirúrgico, reduzindo drasticamente as chances de recidiva local.

O médico radiologista intervencionista posiciona de forma muito precisa, sob visualização em tempo real, uma agulha especial no interior do tumor através da pele do paciente, guiando-se por tomografia. Uma vez a agulha bem posicionada, liga-se um gerador, que poderá queimar o tumor, no caso das ablações por radiofrequência, ou congelar o tumor, no caso da crioablação.

O osso fica frágil após o tratamento?

Em alguns casos, no sítio da lesão tratada, é conveniente o fortalecimento da estrutura óssea através da injeção de cimento cirúrgico, procedimento este chamado cimentoplastia. Após a solidificação deste cimento, reduz-se drasticamente o risco de fraturas e ao mesmo tempo geramos estabilidade da estrutura, resultando em redução da dor.

​O procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral, trazendo segurança ao paciente. É preciso, seguro e eficiente.

bottom of page